sábado, 3 de julho de 2010

Alimentos ricos em gorduras saturadas deixam de ser vilões


Alimentos ricos em gordura saturada como o leite, comumente associados a aumento de problemas cardiovasculares, estão tendo sua fama de vilões desfeita por uma análise de 21 novos estudos médicos de instituições brasileiras e estrangeiras.

Os resultados, divulgados entre fevereiro e abril deste ano, não indicam relação direta entre o consumo desse tipo de gordura e o maior risco de infarto e derrame.

Um exemplo é o trabalho do Instituto do Coração, realizado com 66 pacientes em São Paulo, que mostrou que o consumo diário de uma colher de sopa de manteiga por dia não eleva as chances de acidente cardiovascular. Outra pesquisa apontou que dietas pobres em gorduras saturadas, mas ricas em carboidratos, aumentariam o risco de infarto em 33%.

Os grandes problemas são a alimentação desequilibrada e a forma como a gordura foi sendo substituída. "A população entendeu a gordura saturada como o grande vilão e abusou do açúcar. Mas há muitos vilões. É o estilo de vida que conta para a saúde", diz o cardiologista Daniel Magnoni, diretor do serviço de nutrologia do Hospital do Coração.

Nenhum comentário:

Relógio


Seguidores